6 de setembro de 2011

Acabe com o seu problema de leitura!



Tem problemas com a leitura? Então aprenda a diminuir a complicação!

Saiba que você não é o único, a maioria das pessoas tem dificuldades em ler um texto sem trocar as palavras, comer letras e começar falando no plural e terminar no singular, entre outros problemas.
Isso se dá geralmente (pelo menos aqui no Brasil) devido a falta de atenção que o governo dá à educação escolar. E convenhamos que nem todo mundo é incentivado a ler avidamente (não apenas os deveres escolares) desde pequeno.
Entretanto saiba que há solução, você não precisa ter problemas com a leitura por toda a vida.


Leitura Exata!
Por que é importante ler bem? 1. "Como você saberá conversar sobre determinado tema se não o compreende?"  2. "Lendo, nos tornamos reflexivos, ou seja, formamos uma ideia própria e madura dos fatos. Quando temos entendimento dos vários lados de uma mesma história, somos capazes de refletir e chegar a um consenso", 3. "Através da leitura falamos e escrevemos melhor, sabemos o que aconteceu na nossa história, o porquê de nosso clima e do idioma que falamos, dentre muitas outras possibilidades", 4. "Quem lê muito, começa a refletir mais rápido. Logo, adquire mais agilidade na leitura. Passa os olhos e já entende sobre o que o texto está falando, a opinião do escritor e a conclusão alcançada", 5. "Quem lê tem um repertório de vocábulos muito mais avançado do que aquele que não possui essa prática", 6. "Com conhecimento, reflexão e vocabulário é óbvio que o indivíduo conseguirá desenvolver seu texto com muito mais destreza e facilidade. Quem lê, se expressa bem por meio da escrita", 7. "A leitura promove diversão, pois quem lê é levado a lugares que não poderia ir com as próprias pernas".

Como fazer uma boa leitura?
Há muitos aspectos envolvidos na boa leitura, mas a exatidão é o primeiro objetivo a atingir. Isso significa esforçar-se para ler exatamente o que está escrito, tomando cuidado para não pular ou trocar palavras nem omitir as últimas letras.
Para ler corretamente as palavras, você precisa entender o contexto. Isso exige preparação minuciosa. À medida que desenvolver a habilidade de ver as palavras à frente da que está lendo e analisar o fluxo das idéias, conseguirá ler com maior exatidão.
A pontuação e os sinais diacríticos são elementos importantes da linguagem escrita. A pontuação indica onde pausar, o tempo da pausa e possivelmente a necessidade de inflexão da voz. Certifique-se de conhecer bem as regras de pontuação e acentuação. Esse é um dos segredos para se dar sentido à leitura.
Para adquirir a habilidade de ler corretamente é necessário treinar. Leia cada parágrafo várias vezes, até não cometer mais erros. Então, passe para o parágrafo seguinte. Por último, esforce-se a ler várias partes da matéria sem pular, repetir ou trocar palavras. Depois de fazer isso, peça que alguém escute sua leitura e indique os erros que cometer.


 O que se deve fazer? 
Ler em voz alta exatamente o que está escrito, sem omitir letras, pular ou trocar palavras. Pronunciar as palavras corretamente, obedecendo à pontuação e aos sinais diacríticos, que incluem os acentos.

Como conseguir:
Treine! E faça isso em voz alta.
Peça que alguém escute sua leitura e aponte os erros.
  • Leia com atenção.
  • Não leia as palavras isoladamente; aprenda a ler grupos de palavras.

+ Peça que um amigo ou alguém de sua família acompanhe à medida que você lê, em voz alta, um texto comprido. Peça-lhe que o interrompa toda vez que você (1) pular uma palavra; (2) ler uma palavra de maneira errada ou trocar a ordem das palavras; (3) desconsiderar um acento ou um sinal de pontuação que exige pausa ou inflexão.


No próximo post sobre leitura exata saiba como usar corretamente os sinais de pontuação!


3 comentários:

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.