28 de março de 2016

12 Meses 12 Coisas - Músicas que adoro.


O projeto foi criado pela Lemao Doce, e consiste em formar uma corrente entre blogueiros, na intenção de todo mundo interagir, postando um tema por mês ❤.


MARÇO - 12 MÚSICAS QUE ADORO


01. Banda de Goiânia: Cambriana - The Sad Facts.
02. Música minha e do Raphael: He is we - I Wouldn't Mind.
03. A Música é linda e o clipe também: Sea Oleena - Milk.
04. Música perfeita do filme Dope: Awreeoh - It's My Turn Now.
05. Less Than Jake - The Ghost of You and Me.
06. Trilha sonora de boa parte da minha vida: Monochrome - Dominique A & Yann Tiersen.
07. Beirut - Guyamas Sonora.
08. Música favorita dos anos 80: New Order - Bizarre Love Triangle.
09. Conheci através da minha mãe: Placebo - Song To Say Goodbye.
10. Banda favorita da infância: Slipknot - Wait and Bleed.
11. Conheci a cantora através de um episódio de Skins: Giselle Rosselli - They Stay Down Deep.
12. Eu e Raphael lembramos um do outro quando escutamos essa música: Mapei - Don't Wait.

18 de março de 2016

Wishlist Literário.


Todo mundo sabe que eu sou viciada em livros, e que meu sonho é ter uma grande biblioteca! Eu amo o cheiro dos livros, a textura, fico feliz só de entrar numa livraria. Apesar de já possuir muitos livros, meu coração sente um vazio por cada exemplar que ainda falta na estante, e eis alguns deles:


01. Na verdade, qualquer livro da Agatha Christie que eu ainda não tenho. É sério, estou empenhada em ler todos os livros dela até o final da minha vida. Já li treze deles.
02. Todos os 5 exemplares da HQ da Hit Girl (história entre Kick-Ass 1 e 2).
03. A Menina do Fim da Rua, de Laird Koenig é o meu livro favorito por questões sentimentais. Eu tinha um exemplar que amava de paixão, e dei de presente para uma pessoa que era muito especial pra mim, mas fique sabendo que depois ela deu o exemplar de presente para outra pessoa, pois é. Espero que alguém tenha gostado da pequena Rynn e do Mario, O Mágico, tanto quanto eu.
04. Maus, de Art Spiegelman, eu peguei emprestado na quase-extinta Biblioteca Parque Estadual e devorei a história rapidamente.
05. Emily, The Strange, de Rob Reger, é um diário ilustrado de uma garotinha de 13 anos louquinha e dona de gatos pretos.


06. Minha Querida Sputnik, de Haruki Murakami, é um livro que eu quero ler há muito, muito tempo. Está sempre indisponível nas bibliotecas, e muito caro nas lojas.
07. Toda a coleção dos 13 livros de "As Desventuras em Série", de Lemony Snicket. Eu tenho o primeiro exemplar, e os restantes li em pdf. Fui até o 8º livro.
08. Na verdade, todos os livros de Isaac Asimov, por favor.
09. Harry Potter, de Joanne Kathleen Rowling (coloco o nome todo sim). Preciso dos 3 últimos livros: a Ordem da Fênix, o Enigma do Príncipe e as Relíquias da Morte.


10. O homem de muitos nomes, de Graham Greene, eu li quando era bem jovem, lembro que tinha amado a história (apesar das más críticas), e lembro que doeu muito no coração quando o livro simplesmente sumiu de casa, procurei em todos os cantos, ele simplesmente evaporou.
11. A Cidade dos Vidros, de Arnaldur Indridason, livro que li e amei. Peguei emprestado com a minha amiga Andressa no tempo do colégio.
12. Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, livro muito recomendado da escritora nigeriana, lembro de ter visto uma palestra MUITO boa que ela deu no TED.
13. Os Lobos Dentro das Paredes, de Neil Gaiman, na verdade, qualquer livro dele já está bom.
14. Neuromancer, de William Gibson, livro de ficção científica que não achei em nenhuma livraria aqui perto.
15. As Lendas de Dandara, de Jarid Arraes, livro sobre Dandara dos Palmares por uma escritora brasileira e feminista!


16. Through The Woods, de Emily Carroll, cinco histórias em quadrinhos de terror e ficção científica!
17. Emma, de Jane Austen, nunca li um livro dela e pretendo começar com esse.
18. Precisamos Falar Sobre o Kevin, de Lionel Shriver, eu vi o filme e preciso ler o livro.
19. Ordinário, de Rafael Sica, eu amei as histórias, amei o traço, amei os formatos das tiras, amei a publicação que tem rosto de agenda, amei tudo, só não fiquei com o livro porque era da biblioteca.
20. A Arte de Pedir, de Amanda Palmer, preciso do livro dessa deusa!
21. Toda a coleção de Crônicas Vampirescas, de Anne Rice! Eu já li 8 (e possuo 3) de 11 livros dessa saga!


22. Meu pai é um homem da montanha, de Bianca Pinheiro. Eu amo essa artista, já li Bear e todos os quadrinhos que ela publica online.
23. Gata Garota, de Fefê Torquato, outra artista brasileira que eu admiro muito!
24. As Aventuras De Jajá, de Susana Schild, história contada pela visão de uma gatinha!
25. O Muro, de Céline Fraipont, quadrinho que eu quero muuuuito ler!
26. Persépolis, de Marjane Satrapi, eu vi o filme e está entre os meus favoritos, agora preciso ler a HQ.
27. Asterios Polyp, de David Mazzucchelli, bastante curiosa sobre esse quadrinho.


E aí, quais já leram e quais me indicam? ^^

13 de março de 2016

O Discurso "Faça Boa Arte", de Neil Gaiman.


"Este livro é para todos que estão olhando ao redor e pensando: e agora?"
Tudo que tem o nome do Neil Gaiman dá vontade de ler, e assim que vi nas indicações do Buscando Sonhos, comprei na mesma hora!
Publicado em 2014, o livro é uma versão gráfica do discurso de 2012, que Neil Gaiman fez na University of the Arts, na Filadélfia, para a turma de formandos. As palavras dele foram tão inspiradoras que um dos ouvintes, o designer gráfico Chip Kidd, transformou o discurso em um livro feito todo em tipografia.
A publicação tem 80 páginas e eu li em 30 minutos ou menos. É um daqueles livros que estão na sua estante para serem devorados em momentos de desespero artístico hahahaha.
Neil Gaiman conta como foi iniciar na carreira de escritor, as dificuldades e como traçou suas próprias metas. Suas dicas são incríveis!
Eu amei o livro, amei cada palavrinha, mas achei que a diagramação deixou a desejar.
Na minha opinião, Chip Kidd cagou no livro:
1º Espaços ENORMES em branco, onde ele podia ter usado mais a criatividade. Tem páginas com apenas uma frase e o restante está vazio.
2º As letras são azuis bem clarinhas, daquelas que o olho mal consegue ler, e ainda por cima há frases minúsculas. Eu tive que botar o livro na cara, quase atravessando o rosto no papel. Sério, ele podia ter se esforçado mais e feito uma coisa bem bacana.
A capa é linda, mas por dentro o desleixo aparece. Eu fiquei bastante chateada com o Chip, que eu não conhecia até agora (e a primeira impressão não foi boa). Dei uma pesquisada e ele tem muitos trabalhos bons, então não sei como ele conseguiu essa cagada.

Eu aconselho o livro pelo belo discurso inspirador, Neil Gaiman é lindo, por isso Amanda Palmer o escolheu hahahaha 


 (viu como tem mais da metade da página em branco?)
 (essas letras clarinhas e pequenas, vou bater no Chip)

11 de março de 2016

1000 coisas que todo mundo deveria fazer - o início.


Esse projeto faz uma lista de 1000 coisas que todo mundo deveria fazer (ainda não chegaram no mil rs), e todo mundo que me conhece sabe que eu gosto de listas e que elas me inspiram. Talvez fazer listas seja uma maneira de eu sentir que posso comandar minha própria vida? hauha sei lá.
Eu modifiquei algumas coisas na minha lista de mil coisas (e só consegui chegar nos 200), pois algumas me parecem impossíveis (tipo rodar o mundo, eu não tenho dinheiro nem para comprar uma bala), então acabei colocando coisas mais plausíveis que eu faça algum dia na minha vida.
Algumas tirarei fotos, porque o blog é pessoal e quero ver como meu passado foi interessante quando estiver velha. Outras farei ilustrações, porque são meio impossíveis de tirar foto ou já aconteceram e não tenho como repetir.


1. Pintar o cabelo de uma cor exótica.
Essa foto foi tirada em 2014, antes e depois disso meu cabelo era colorido. No momento, a cor atual é natural, loiro com castanho. Minhas cores preferidas em mim são rosa e azul!
Pintei meu cabelo tantas vezes que não sei como ele não caiu, só comecei a dar jeito quando conheci o Raphael, que é cabeleireiro.


2. Fazer a pessoa que você gosta sorrir.
Esse é o Raphael, amor da minha vida. Estamos fazendo quase 3 anos agora, essa foto é de 2014, antes de pintar o cabelo de azul.


3. Teve um retrato seu pintado.
Um dos primeiros retratos que ganhei com o projeto Selfless Portraits das Minas, onde as artistas trocavam retratos entre si. Eu ganhei mais de vinte! Esse da foto acima foi feito pela artista Nádja Kristhina, e você pode ver o speed paint aqui.

4. Dar autógrafo.
Essa noite inesquecível foi a noite de autógrafos dos livros Mulheres nos Quadrinhos vol I e II, idealizado pela Roberta Araújo, em Laranjeiras, fevereiro de 2015. Eu e outras quadrinistas autografamos muitos livros e tiramos muitas fotos! Você pode ver todas aqui.

5. Visitar uma exposição.
Essa foto é de uma exposição que fui com o Raphael no CCBB no meio de 2015. Uma réplica do ateliê do pintor Bracher e livros de suas obras.

6. Participar de uma exposição.
Eu participei da exposição Piranhas, idealizada pela Bárbara, autora da página Xereca. Eu expus minha obra "Fertilidade" e vendi minhas artes. Na foto, minha amiga Júlia Caetano, também artista.

7. Raspar a cabeça.
Essa é uma foto de quando eu tinha 12 anos e era punk. Eu deixava a diretora do colégio maluca huahua. 

8. Viajar de avião.
Essa foto foi de 2014, quando eu estava indo para Ribeirão Preto (RJ), para participar da primeira exposição feminista de lá. Também minha primeira vez no avião, foi uma experiência incrível, queria ter tirado mais fotos. 

9. Ir ao show da sua banda favorita.
Eu tinha 10 anos nessa foto e quando fui no meu primeiro show de rock. Minha banda favorita na época era Slipknot, e essa máscara é oficial, foi um dia memorável. Minha vó me deu o ingresso de aniversário.

10. Valorizar a amizade.
Eu conheci a Andressa aos 14 anos no colégio, e agora são quase 8 anos de amizade. Já passamos por muita coisa juntas, e é muito bom ter uma amiga que também gosta de escrever, nós duas acabamos pensando em mil projetos quando estamos juntas!

11. Ficar bêbada.
Essa foto é do ano novo de 2016, passei com os amigos do Raphael. Não foi a primeira vez que fiquei bêbada, mas é o primeiro registro hahahaua. Nessa hora, eu estava mais bêbada de sono, do que de vinho, e não sei de onde peguei esse chapéu.
Coloquei os gatinhos porque não sei se essas pessoas gostariam de aparecer aqui huaha.

12. Ver o sol nascer no mar.
Essa foi a manhã mais linda da minha vida, foi em Peró (Cabo Frio). Eu e Raphael fizemos uma viagem, acordamos de madrugada e tínhamos a praia só pra nós dois. Eu postei sobre isso aqui
Eu amo ver o nascer e o pôr do sol, nunca me canso. E vê-lo surgindo no mar foi incrível.

13. Fotografar coisas aleatórias.
Minha estante de livros e o rosto do Edgar Allan Poe que desenhei e colei na parede.

14. Aprender a desenhar.
Eu não aprendiiiii a desenhar, nunca fiz curso, mas desde pequena sou de rabiscar. Já fiz várias coisas relacionadas ao desenho, histórias em quadrinhos e pintura. Para quem não sabe, essa é a minha página.

15. Fazer uma intervenção urbana.
Essa é uma ilustração minha que virou lambe-lambe em SP!


16. Participar de um amigo secreto.
Amigo secreto de 2014/2015 com meus amigos de longa data. Conheço essa gente desde os meus 12/13 anos! A gente marcava de todo mundo ir para a casa do Gláucio ver filmes. Saudades do cineglaw.

17. Sair em uma foto espontânea.
Minha vó tirou essa foto de surpresa, na hora eu estava pedindo para não tirar hauhaua, foi jantar de aniversário dela, acho que eu não tinha 17 anos nessa foto.

18. Adotar um gato.
Sakura apareceu quando eu tinha 9 anos, ela é o amor da minha vida. Salém é o gato mais velho do Raphael e agora também é meu gordinho. Miu e Ikki são irmãos que apareceram no meio de 2015 para perturbar a Sakura. Raj falecei ano passado. Piolho veio também no meio do ano e agora perturba muito o Salém.

19. Beijar mais!

20. Visitar um amigo de outro estado.
A Heloísa é uma moça incrível que me deu hospedagem quando fui à Ribeirão Preto. Lembra da foto do avião? Então.
Ela foi super atenciosa comigo e me tratou super bem. Eu dei um quadro de presente para ela, e depois ela comprou outra pintura minha!
Sou muito agradecida por tê-la conhecido!
A foto foi tirada no aeroporto quando eu já estava indo embora, e ficou tremida ):

É isso! Até o próximo post ;p

7 de março de 2016

5 on 5 - Mês das Mulheres.


O 4 on 4 virou 5 on 5, e essa é a segunda edição. Como março é o mês das mulheres, o tema não poderia ser outro ❤.


Eu, minha espinha e meu cacto.


Pôster feminista que fiz junto com a Sahr. 


Eu Sou Malala - Ativista da educação e a pessoa mais jovem a ganhar o prêmio Nobel da paz.


Trecho do livro "Mulheres que Correm com os Lobos".


Mulher na parede, quadro que a minha falecida sogra ganhou de presente.


Quem também participa:
Joyce Gomes | Oi Marianita | Karine Clessia | FloreSER


2 de março de 2016

Projeto Ilustra #2 - Metas Artísticas 2016.


Fui chamada para participar do Projeto Ilustra, criado pela Ana Blue ❤, que teve a intenção de juntar várias artistas para um desenho mensal. O tema de fevereiro foi Metas Artísticas 2016.

1. Fazer uma exposição.
Eu já participei de três exposições, porém todas coletivas. Esse ano quero organizar uma exposição só minha ❤. Sei que será um pouco complicado encontrar um bom lugar para expor, e que a minha ansiedade vai me matar imaginando se alguém vai aparecer mesmo!
Terei muito trabalho pela frente, muita tela para pintar!

2. Fazer mais histórias em quadrinhos.
Eu tenho desenhado pouco depois que entrei para a faculdade (que ironia, não é?), e acabei deixando os quadrinhos de lado. PRECISO voltar a desenhá-los para a minha saúde mental, e também voltar aos meus coletivos do coração 

3. Concluir um livro.
Eu tinha um concluído, mas sabe o que aconteceu? Se perdeu para sempre num computador velho *chorando*.
Além desse, tenho algumas histórias inacabadas, e preciso terminar ao menos uma esse ano.

4. Pintar 25 telas.
É isso mesmo, ao menos vinte e cinco telas, necessito dessa meta com números, senão fico procrastinando.

5. Melhorar o meu traço.
Eu detesto admitir, mas tenho preguiça para melhorar, preguiça e medo. Sei que se eu correr atrás, minha arte vai melhorar e muito, mas dá um frio na barriga. Enfim, tenho que resolver esse assunto de uma vez por todas!

Outras artistas que estão participando 

  1. Yasmim Barroso
  2. Mary Cagnin
  3. Bell Mityshu
  4. Ana Blue
  5. Luiza Abend
  6. Lidy Dutra
  7. Bruna Karnauchovas
  8. Dessamore (Andressa Silva)
  9. Malena Flores
  10. Kris Efe
  11. Erika Tinagero
  12. Camila Nogueira
  13. Ana Luiza Nogueira
  14. Carla Nascimento
  15. Juliana Rabelo
Quem quiser participar, clique aqui!
© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.